CUIDADO! Palavras realmente têm poder...

 ... já dizia minha avó!

Andei revisitando um blog que tinha na adolescência, e me deparei com um post (muito curioso por sinal), que levava o título:

1) MÚSICAS PARA OUVIR QUANDO QUISER ESGANAR ALGUÉM (vulgo bater, matar)

Hoje, vendo a seleção de músicas,  analisando a letra, e observando minha escrita, algo realmente tinha me deixado MUITO revoltada na época.

Olha que engraçado... Eu quase não me recordo da minha adolescência. 

Foi um período extremamente desafiador.

Fui diagnosticada com depressão e junto à isso, tive que enfrentar desafios com amizades tóxicas e abusivas, um relacionamento que na época não ia bem (e é normal, afinal eu tinha apenas 17 anos), além da dúvida do que o futuro me esperava. 

Nessa época, não conseguia me alimentar direito, e sai de 80 quilos para 37 (uns dizem hoje, que poderia ser anorexia, eu de verdade não acredito que era isso. Eu não enxergava mesmo razões para me nutrir e nem tinha forças pra isso). 

Agora, tem algo que me lembro muito bem daquela época: aquele sentimento sombrio de desesperança, de solidão e de raiva.

" Mas, Renata... o que seu post do blog de adolescência tem a ver com palavras têm poder?" 

Fato é, que analisando aquele post, eu percebi que esses 'pensamentos sombrios' eram alimentados por palavras alheias, por músicas pesadas demais, por conteúdos tóxicos...

Sabe aquela famosa história, 'quando você está no fundo do poço, vai caçar música pra ficar mais na bad ainda?'. Pois é, cuidado!

Palavras têm poder...

O que você consome, molda seus sentimentos.

E isso não é papo de carola. É ciência! 

Músicas, filmes e palavras, nos desperta certas emoções... Cuidado com o padrão de emoções que você tem despertado e nutrido em sua vida.

Quanto mais ranço, ódio, nutrir... Mais disso você terá!

Quanto mais tristeza, remorso, culpa nutrir... Mais dessas sensações você sentirá!

A Renata de 27, se visse a Renata de 17, diria: 

'Calma, menina... Grandes coisas estão por vir! Para de ouvir essas pessoas, você é muito mais do que dizem. Não fica nutrindo esses pensamentos com essas músicas depres, você tem um futuro brilhante". 

Pois é...

Quase que eu não tive a chance de aprender isso!

Recentemente, li um livro chamado 'Roube como um Artista', e um dos pontos abordados é exatamente sobre como o conteúdo que você consome impacta sua vida.


"Entra lixo, sai lixo!'

Estamos em pleno Setembro Amarelo, e como uma sobrevivente, eu me sinto na responsabilidade de te alertar sobre isso. 

Você provavelmente nem repare que esteja consumindo conteúdos que te deixam mais pra baixo...
Afinal, buscamos constantemente por palavras que expressem coisas que estamos sentindo e não conseguimos externalizar.
Somos seres emocionais!
CUIDADO! 

'Ah, Renata... quer dizer que não podemos nos sentir tristes?' 'Não pode mais ler poemas sobre tristeza, ouvir músicas que expressem nossos sentimentos?    '

Não é isso... 
Não é pra fingir que tristeza não existe e que tudo é arco-íris e flores. 
Apenas vigie seus pensamentos, cuide da densidade desses conteúdos e comece a observar qual a frequência de um determinado conteúdo você tem consumido. Se permita variar!

Livro: "eu nunca conseguiria dizer seu nome sem tremer o canto da minha boca"


Leia poemas sobre desamores, e leia sobre aqueles que deram muito certo!
Ouça músicas de 'arrastar o chifre no chão' e também aquelas que aquecem o coração. 
Assista dramas e depois veja uma comédia... 
O mundo é tão diverso. As emoções são múltiplas... 
Não se restrinja! 

Pra finalizar, um vídeo de uma Renata de 17 anos, que tentava sair de uma depressão e estava se permitindo sentir novas emoções: 



A vida é da cor que você pinta... Recomendo o uso de muitas canetinhas coloridas, glitter e lápis de cor.

Que esse post de alguma forma te faça refletir sobre a vida e te mostre que sim, tem jeito!

Um abraço cheio de esperança e positividade,

Comentários

Postagens mais visitadas